A Amante do Rei

“Escrevi este livro para satisfazer minha curiosidade sobre Alice Perrers e para dar-lhe uma voz, permitir que falasse através de mim, uma psique feminina.”

É com isso que se inicia a nota da autora ao fim deste romance, que nada mais é do que uma tentativa de imaginar a realidade dessa mulher tão desprezada pela história.

Como a própria autora diz, nenhuma pessoa comum poderia escolher ser amante do rei, e isso é constantemente repetido na fala de Alice durante o livro: “Quando tive eu a escolha de ser diferente do que fui?“.

Primeiro, ao obedecer ao pai e concordar com um casamento arranjado. Depois, obedecer ao marido e ser inserida num perigo inimaginável. A seguir, obedecer à rainha e integrar seu séquito na corte inglesa. Também obedecer ao rei e tornar-se sua amante. Por fim, obedecer ao conselho e ao parlamento e casar-se novamente com um homem que desejava apenas a sua riqueza.

“Na condição de ser do sexo feminino, eu era aceitável apenas como filha virginal, esposa ou viúva – a menos, é claro, que eu fizesse os votos a Deus. Fui as três coisas – filha, esposa e viúva -, além de amante.”

É apenas com a morte deste homem detestável que Alice enfim encontra sua tão sonhada liberdade, para estar com suas filhas e com um homem escolhido pelo seu coração.

Posso dizer que romances históricos são o meu tipo preferido de leitura. Adoro me perder nas páginas e voltar no tempo para conhecer uma realidade tão distante de mim. Adoro mais ainda descobrir que a ficção que acabei de ler é baseada em pessoas e acontecimentos reais.

Entretanto, apesar de adorar a ideia de dar voz à uma figura histórica, achei o livro um tanto quanto cansativo. Alice suga tanto da gente com suas dúvidas e aflições que precisei muitas vezes parar a leitura para espairecer.

O romance de Alice é uma história de uma mulher que lutou com unhas e dentes pela sua própria felicidade, e isso por si só já vale a leitura.

Deixe aqui um comentário e faça uma pessoa feliz! :)

