HQ: Nimona

Nimona é o nome da personagem principal, uma mocinha capaz de mudar de forma que tem por ídolo um vilão famoso. Já iniciamos a história com o primeiro encontro entre eles, algo que me pareceu uma entrevista de emprego: Nimona deseja se tornar a fiel escudeira de Coração-Negro, um vilão não tão mau assim (afinal ele tem um código de ética a ser seguido), e ele precisa ser convencido disso.

A autora nos transporta para uma realidade no mínimo curiosa: um reino medieval com tecnologias de ponta, feiras de ciência, magia, uma instituição de herois, herois não tão heroicos, vilões não tão vilanescos, e girl power.

Nimona mostra que uma menina pode e dever ser o que ela quiser, na hora em que ela quiser, como ela quiser. Convenções sociais não fazem o menor sentido para ela, bem como as regras impostas pela sociedade. O que ela quer é ver o circo pegar fogo, e jogar um pouquinho de gasolina para ver a explosão.

Este é um quadrinho divertidíssimo, que tem bem mais do que aparenta. As alfinetadas são sutis, e o fato de a vermos através da perspectiva dos anti-herois só facilita as críticas ao governo, à mídia… Tem-se também uma leve menção à relacionamentos homossexuais, abordada de forma tão natural que você leva um tempinho pra perceber que é disso que está sendo falado, mas o foco principal do livro é sobre amizade.

Nimona foi pra mim uma leitura imensamente rápida, parece que peguei o livro para ler a sinopse e as orelhas, e quando vi, já tinha acabado. Adorei o traço dos desenhos, mas simplesmente amei as cores usadas e a evolução delas conforme a história avança.

A autora, Noelle Stevenson, é uma moça a se deixar no radar e conferir sempre suas novas obras.

Anúncios

Deixe aqui um comentário e faça uma pessoa feliz! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s