A Segunda Pátria

Graças a nossas aulas de história sabemos que o durante a Segunda Guerra o Brasil manteve uma política de neutralidade. Então, quem gosta de livros que abordam a temática da Segunda Guerra pode se sentir muito curioso por sua premissa: o Brasil de Vargas aliado a à Alemanha de Hitler, onde a política do nacional socialismo está sendo difundida e implementada no sul do país.

Um negro engenheiro, homem estudado e culto, conhecedor de literatura e arte, totalmente apaixonado pela cultura alemã. Uma alemã, mulher independente e a frente de seu tempo, bonita, e, até certo ponto, nazista.


Ler como as ideias nazistas foram criando raízes num território tão conhecido foi extremamente assustador. Ao mesmo tempo que parece um pesadelo distante, parece também algo próximo, que pode acontecer a qualquer momento, e é isso o que causa mais impacto: refletir sobre o quão pouco o ser humano evoluiu em 70 anos, já que ainda vemos tanto ódio sendo destilado por aí.

O livro é dividido em quatro partes, e é através de uma narrativa não linear que o autor nos mostra Adolpho e Hertha, e veremos como suas histórias se entrelaçam e como suas vidas são afetadas pelo novo regime político adotado na região onde moram.

“Só quem se dedicou apaixonadamente a um livro sabe que ele lhe pertencerá para sempre, mesmo que não possa recordá-lo.” Pág 33.

Entretanto, o livro é muito mais do que um romance de histórias que se cruzam na hora e no lugar errados. É também um descritivo de quão baixo o ser humano consegue chegar, tanto para oprimir quanto para ser oprimido.

A Segunda Pátria é literatura contemporânea nacional de primeira qualidade, e com certeza uma das melhores leituras feitas em 2016.

 

Anúncios

Deixe aqui um comentário e faça uma pessoa feliz! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s