O Projeto Rosie – Graeme Simsion

Sabe aquele momento em que você percebe que gosta tanto de uma coisa que sente dificuldades para falar sobre ela? Estou assim com O Projeto Rosie. Acabei de concluir a leitura, mas não estava preparada para deixar Don e Rosie para trás.

"- Você me acha atraente?  (...) - Na verdade não prestei atenção - respondi para a mulher mais linda do mundo."

“- Você me acha atraente?
(…)
– Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo.”

O Projeto Rosie conta a história de Don Tillman, um professor de genética de uma renomada universidade australiana, extremamente metódico, com uma vida totalmente regrada e sérias inabilidades sociais. Traduzindo: é a personificação literária de Sheldon Cooper, da série The Big Bang Theory. Prestes a completar 40 anos de idade, Don finalmente descobre uma solução para seu maior problema, e a intitula Projeto Esposa, que nada mais é do que pedir a prováveis candidatas a Esposa Perfeita para preencher um questionário (bem grande, por sinal) e, com base em suas respostas, eliminar as que não têm potencial. Realmente, sutileza não é o forte de Don. Como é de se imaginar, a reviravolta em sua vida acontece quando Rosie entra em seu escritório, totalmente fora dos padrões desejados por ele, e mesmo assim passa a fazer parte de sua vida.

Comecei a leitura sem muitas expectativas, e confesso que me surpreendi muito. Don é um personagem no qual é fácil acreditar, mesmo com todas as suas peculiaridades. Logo no começo da história, o motivo pelo qual ele é considerado “estranho” é apresentado ao leitor, mas o personagem não se dá conta do fato. Ele sabe que não é aceito em círculos sociais como qualquer outra pessoa, sabe que seu jeito de se vestir causa estranheza, ele tem consciência da sua falta de habilidades sociais, e é exatamente por isso que ele conquista o leitor: porque Don é autêntico.

Uma das principais características que fazem este livro ser tão original é a narrativa em primeira pessoa: é o próprio Don quem narra os fatos. Ou seja, além do protagonista deste chick-lit ser um homem, é ele quem conta a história. E como se isso não bastasse no quesito “originalidade”, o personagem não é nada convencional.

O Projeto Rosie foi um livro que me arrancou várias risadas em muitas cenas. A inaptidão de Don com qualquer tipo de relacionamento é tão trágica que chega a ser cômica, principalmente nas cenas em que ele está tentando se passar por um ser humano normal (mas, afinal, o que é exatamente ser normal? Esse é um questionamento bastante presente em todo o livro). E Rosie chega para mudar isso: com seu jeito impulsivo e espontâneo, ela consegue fazer com que Don, taxado de “sem sentimentos”, passe a enxergar a vida de outra forma.

Achei incrível o modo como o romance foi construído, como Don evoluiu e passou a aceitar o jeito de Rosie, e mais ainda de como ele passou a se aceitar. Entretanto, não é só de romance que se vive a vida, não é mesmo? Com O Projeto Rosie não poderia ser diferente. Há um certo mistério que Rosie trás para a vida de Don, e este é o principal motivo pelo qual ele se interessa tanto por ela. Para saber? Só lendo o livro!

O Projeto Rosie é um livro que garante muitos suspiros e reflexões importantes a respeito da sociedade, mas principalmente, garante muita diversão. Contém personagens bastante encantadores, situações muito realistas, e claro, uma história surpreendentemente fofa e envolvente.

Anúncios

8 comentários sobre “O Projeto Rosie – Graeme Simsion

    • Oi Marília!

      Espero que consiga ler o livro em breve! É uma leitura muito prazerosa!
      Quando ler me conta o que achou! 😀

      Beijos!

  1. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro. Adoro descobrir livros novos. Amei a resenha e ele entrou na minha wishlist! Espero lê-lo em breve. 😀
    Beijos!

    • Oi Stephanie!
      Que bom que minha resenha despertou sua vontade de lê-lo!
      Quando conseguir ler não deixe de me contar o que achou! 🙂
      Bjs!

Deixe aqui um comentário e faça uma pessoa feliz! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s